sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

ambiente de desenvolvimento e a decepção.

Como o proposto no blog, cá estou sincronizando minha situação no projeto: Desde o ínicio da semana, venho tentando chegar no ambiente ideal para o projeto. Como muitos sabem não utilizo em nenhum aspecto qualquer versão do sistema operacional da empresa Microsoft, não cabe aqui listar os motivos para isso. Mas desde que o escolhido para o desenvolvimento na turma do CEFET fora o XNA GameStudio, resolvi adapter-me da melhor possível, logo de cara comecei a procurar alternativas para o VisualStudio, principalmente sabendo da existência do Mono como alternativa para trabalhar com a tecnologia .NET no linux. Infelizmente nas melhores das hipoteses o que muitos chegaram à algum lugar foi usando o Wine para isso, porém isso seria uma solução capenga, mais uma forma de gambiarra do que realmente uma solução - não seria legal começar no projeto com o pé esquerdo.

Não havia outra saída, instalar o Microsoft Windows XP e seguir com o desenvolvimento do game. O primeiro e grande erro foi achar que 4,5 gigas bastassem para o Windows XP o Visual Studio e o XNA - já que eu não tinha a menor intenção de instalar mais nada nele além do necessário para acompanhar o curso - logo nos primeiros dias a primeira dor de cabeça: a versão que tenho do Windows XP é SP1, tudo bem para isso temos o windows update, com minha conexão humilde de 300kbps isso tomou 4 horas.Somados os 3 horas instalando e configurando o Windows XP cousas como o driver da placa NVDIA, temos 6 horas. Terminado a instalação e o "update" do Windows, hora de baixar o Visual Studio, mais alguns megas algo em torno de 40MB, como estava fazendo tudo corretamente e dentro da visão de mercado mais comercial, resolvi aproveitar para registrar minha cópia do Visual Studo C# Express, claro que estou saltando a parte que me iludi baixando o Visual Studio C++ Express pudesse trabalhar com o XNA, por já ser um programador C++,queria não precisar me adaptar ao paradigma de uma nova linguagem(C#), então não contarei com esse tempo perdido algo em torno de 1 hora e 30 minutos. Visual Studio C# Express + update sp1 do Visual Studio + XNA + Registros tomaram algo em torno de 2 horas e 30 minutos - o que dá 9 horas, fui com sede ao pote tentei compilar logo um kit de exemplo que acompanha o pacote XNA e me depará com a informação que não encontro o DirectX - baixo e instalo + 40 minutos. É bom reservar um dia inteiro para fazer tudo que precisa.

Depois de tudo instalado e atualizado levei aproximadamente 9 horas e 40 minutos. Entrei no Visual Studio e as opções de criação de objetos me alegram aos olhos: Xbox Game - Sim! era disso que eu precisa! um SDK pronto para desenvolver o game para uma plataforma comercial - pelo menos uma possibilidade. E na simples compilação do exemplo e uma nova mensagem sobre o driver da placa de video não suportar o Shader Model minimo de 1.1 , no caso dos exemplos 2.0. Minha placa é uma GForce4 MX 4000, uma das placas mais popularmente comercializada, talvez uma de maior quantidade por cliente diferentes no mercado brasileiro. E simplesmente eu não pude compilar este projeto. Bom, uma pesquisa na internet e o consenso é: compre uma melhor placa de video.

Enfim, foram 9 horas e 40 minutos mais próximos perto de uma realidade que eu levaria sem os erros que cometi:
a) Preciso repor um hd com mais espaço para o Windows XP. Que me rendeu 1 dia instalando tudo e dando de cara com o fim do espaço em hd, sem a possibilidade de um resize funcional na partição - sim eu tentei o ntfsresize do linux.
b) instalação do Visual Studio C++ Express, acreditando ser possível trabalhar com C++ ao invés de C# para o XNA.

Como a configuração do ambiente corre em paralelo as outras obrigações incluido o desenvolvimento do roteiro e outras tarefas organizacionais como a configuração de ferramentas de interação para o projeto como este blog o tempo encurtou considerávelmente, e cada minuto vale ouro nessa corrida em busca do término do projeto. Não quero desisti, e nem vou de usar o XNA, simplesmente por ele dar essa possibilidade de transpor o game para o XBOX, acredito que teremos de utilizar maquinas do laboratórios nos dias do curso; enquanto nas nossas maquinas particulares procuro alternativas e uma que estou seriamente cogitando tomar o combo: C++ + Eclipse + Irrlicht3D; pelo fato de poder termos jogos com o código multi-plataforma, idem as ferramentas. Quanto a transpor para plataformas comerciais de consoles, estou procurando algum outro que tenha a possibilidade de utilizar ferramentas multiplaforma. Claro que o desenvolvimento de games em consoles da nova geração exigirão maquinas mais preparadas, mas só o fato de pode ser desenvolvido em maquinas mais humildes viabiliza os testes de conceito do game.

A Maquina utilizada na empreitada:

Processador: Pentium 4 - 2.8Ghz
Memória: 640MB DDR
HD: 40 GB - 7200 RPM
Placa de Video: GForce 4 MMX 4000


Nenhum comentário: