sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Adições ao roteiro, quinta-feira 21-01-2008

Foram adicionados alguns aspectos ao roteiro como a devida introdução de Marcelus e o NPC(non-player character) Joshua, um amigo de Marcelus e de seu irmão. Aparentemente Joshua sabe da localização de Richard e Marcelus o desafia em uma partida de poquêr para ganhar essa informação:

int cassino mesa de poker

A mesa é iluminada apenas por um candelabro a ponta no lado direito; as velas derretidas até a sua metade indicam um certo tempo desde o acender das chamas e ainda reforçada idéia pela quantidade de charutos apagados nos cinzeiros.

três homens com suas faces sombreadas por seus longos chapéis estão sentados a mesa olha na direção das cartas a suas mãos. Parece concentrados, uma destes é Marcelus. De relance avistamos o seu olho cego, suas mãos vestidas em luvas negras alisam com o polegar as cartas.

(Adicionar as Ações de Poquêr Aqui, Na Qual Marcelus Vence.)

JOSHUA

(jogando as cartas por cima da mesa)

maldição, Damasco! Se não te conhecesse, mandaria uma bala à cabeça, por roubo!

MARCELUS

(calmo)

sabes que não roubo. Agora, lingua aos dentes, sujeito! e faça-me o favor em ser direto; já me resta pouco tempo.

JOSHUA

(limpando a barba rala)

acho que tens todo o tempo do mundo. Indo naquela direção você não volta. Vamos, homem! vamos gracejar com algumas mulheres e nos divertir, afogar essa ideia em um copo de wiskey!

MARCELUS

(fechando o punho e batendo na mesa)

já não ganhei? já não te disse que faria caso me negasse? ultima chance, para onde Richard fora? quero endereço!

JOSHUA

(respirando fundo e olhando para mesa, tira do casaco estendido no palo de sua cadeira um mapa dobrado)


Adicionado também algumas outras informações sobre a chegada de Marcelus as portas da propriedade Usher:

Ext Mansão Usher

Marcelus cavalga vagarosamente sai de uma floresta a suas costas as sombras dançam junto ao vento, um tanto tempo e o cavalo relincha baixo, parece começa a se incomodar com a direção que toma. Apesar das tentativas de Marcelus acalmar o animal este quando de fronte dos portões da propriedade Usher se depara, simplesmente não dá mais nenhum passo.

MARCELUS

(descendo do cavalo)

Maldito sejas, mentalidade campestre! Vais vadiar agora, poltro?

Mas o cavalo apenas olha em sua direção, ressabiado e um tanto desconfiado, balança a cabeça de um lado ao outro, parecendo evitar olhar na direção da casa.

MARCELUS

(retirando suas duas bolsas que pendiam nas laterais do cavalo, logo então amarrando-o em tronco de arvore próximo)

Pois bem, que assim seja então! caminharei, mas não pense que terás tu folga ou que desistirei nas minhas finança em ti, investidas! vais ficar aqui em tronco fincado!

assim como também algumas modificações na cena inicial:

INT biblioteca dentro da mansão

(Quase de total escuridão, há uma única luz provinda de uma lamparina ao chão da mesma sala, no chão, bem próxima a parede).

Marcelus

Deus...o que houve?

(Livros bem organizados nas prateleiras, há uma mesa entre o personagem e a câmera)

Um vulto passa pelo corredor, junto uma chama corre ao lado de fora. De onde podemos ver projetando a sua luz para dentro da biblioteca.

(o player poderá investigar a sala, e obterá o lampião para que possa caminhar no escuro)


ambiente de desenvolvimento e a decepção.

Como o proposto no blog, cá estou sincronizando minha situação no projeto: Desde o ínicio da semana, venho tentando chegar no ambiente ideal para o projeto. Como muitos sabem não utilizo em nenhum aspecto qualquer versão do sistema operacional da empresa Microsoft, não cabe aqui listar os motivos para isso. Mas desde que o escolhido para o desenvolvimento na turma do CEFET fora o XNA GameStudio, resolvi adapter-me da melhor possível, logo de cara comecei a procurar alternativas para o VisualStudio, principalmente sabendo da existência do Mono como alternativa para trabalhar com a tecnologia .NET no linux. Infelizmente nas melhores das hipoteses o que muitos chegaram à algum lugar foi usando o Wine para isso, porém isso seria uma solução capenga, mais uma forma de gambiarra do que realmente uma solução - não seria legal começar no projeto com o pé esquerdo.

Não havia outra saída, instalar o Microsoft Windows XP e seguir com o desenvolvimento do game. O primeiro e grande erro foi achar que 4,5 gigas bastassem para o Windows XP o Visual Studio e o XNA - já que eu não tinha a menor intenção de instalar mais nada nele além do necessário para acompanhar o curso - logo nos primeiros dias a primeira dor de cabeça: a versão que tenho do Windows XP é SP1, tudo bem para isso temos o windows update, com minha conexão humilde de 300kbps isso tomou 4 horas.Somados os 3 horas instalando e configurando o Windows XP cousas como o driver da placa NVDIA, temos 6 horas. Terminado a instalação e o "update" do Windows, hora de baixar o Visual Studio, mais alguns megas algo em torno de 40MB, como estava fazendo tudo corretamente e dentro da visão de mercado mais comercial, resolvi aproveitar para registrar minha cópia do Visual Studo C# Express, claro que estou saltando a parte que me iludi baixando o Visual Studio C++ Express pudesse trabalhar com o XNA, por já ser um programador C++,queria não precisar me adaptar ao paradigma de uma nova linguagem(C#), então não contarei com esse tempo perdido algo em torno de 1 hora e 30 minutos. Visual Studio C# Express + update sp1 do Visual Studio + XNA + Registros tomaram algo em torno de 2 horas e 30 minutos - o que dá 9 horas, fui com sede ao pote tentei compilar logo um kit de exemplo que acompanha o pacote XNA e me depará com a informação que não encontro o DirectX - baixo e instalo + 40 minutos. É bom reservar um dia inteiro para fazer tudo que precisa.

Depois de tudo instalado e atualizado levei aproximadamente 9 horas e 40 minutos. Entrei no Visual Studio e as opções de criação de objetos me alegram aos olhos: Xbox Game - Sim! era disso que eu precisa! um SDK pronto para desenvolver o game para uma plataforma comercial - pelo menos uma possibilidade. E na simples compilação do exemplo e uma nova mensagem sobre o driver da placa de video não suportar o Shader Model minimo de 1.1 , no caso dos exemplos 2.0. Minha placa é uma GForce4 MX 4000, uma das placas mais popularmente comercializada, talvez uma de maior quantidade por cliente diferentes no mercado brasileiro. E simplesmente eu não pude compilar este projeto. Bom, uma pesquisa na internet e o consenso é: compre uma melhor placa de video.

Enfim, foram 9 horas e 40 minutos mais próximos perto de uma realidade que eu levaria sem os erros que cometi:
a) Preciso repor um hd com mais espaço para o Windows XP. Que me rendeu 1 dia instalando tudo e dando de cara com o fim do espaço em hd, sem a possibilidade de um resize funcional na partição - sim eu tentei o ntfsresize do linux.
b) instalação do Visual Studio C++ Express, acreditando ser possível trabalhar com C++ ao invés de C# para o XNA.

Como a configuração do ambiente corre em paralelo as outras obrigações incluido o desenvolvimento do roteiro e outras tarefas organizacionais como a configuração de ferramentas de interação para o projeto como este blog o tempo encurtou considerávelmente, e cada minuto vale ouro nessa corrida em busca do término do projeto. Não quero desisti, e nem vou de usar o XNA, simplesmente por ele dar essa possibilidade de transpor o game para o XBOX, acredito que teremos de utilizar maquinas do laboratórios nos dias do curso; enquanto nas nossas maquinas particulares procuro alternativas e uma que estou seriamente cogitando tomar o combo: C++ + Eclipse + Irrlicht3D; pelo fato de poder termos jogos com o código multi-plataforma, idem as ferramentas. Quanto a transpor para plataformas comerciais de consoles, estou procurando algum outro que tenha a possibilidade de utilizar ferramentas multiplaforma. Claro que o desenvolvimento de games em consoles da nova geração exigirão maquinas mais preparadas, mas só o fato de pode ser desenvolvido em maquinas mais humildes viabiliza os testes de conceito do game.

A Maquina utilizada na empreitada:

Processador: Pentium 4 - 2.8Ghz
Memória: 640MB DDR
HD: 40 GB - 7200 RPM
Placa de Video: GForce 4 MMX 4000


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Abertura.

Senhores,
Pensando em uma melhor dinâmica entre a equipe de desenvolvimento do jogo, e estes com seus colaboradores, estamos através da aplicações do Google disponibilizando mais uma ferramenta para que aqui sejam incluindos o progresso individual dos membros deixando informado o restante da equipe dos obstáculos enfrentados e o ponto que cada parte do projeto se encontra.


À todos da equipe: favor escolhar uma periodicidade(diária ou semanal) para contribuir com o seu relatório de progresso; sua contribuição é fundamental e indispensável para a boa sincronia entre os membros da equipe.